terça-feira, 27 de novembro de 2007

Conhecendo o Mercado Boa Vista

O mercado da Boa Vista, se diferencia dos outros estabelecimentos de mesmo tipo na região. Em quanto o mercado de São José, consagrado como "Monumento Nacional" desde 1973, já é um ponto turístico obrigatório para aqueles que visitam a cidade, o Boa Vista recebe apenas o público local.

O mercado, fundado no início do século XX, ainda mantém muito de suas características arquitetônicas originais. O portão de ferro, conserva até hoje em suas pilastras um símbolo que identifica o local onde se negociavam ou leiloavam os escravos negros trazidos da África.

Localizado na Rua de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, o mercado possui 63 boxes, onde são comercializadas frutas, verduras, carnes, peixes, produtos naturais, mercearias além de bares de comida regional. Atualmente, a prefeitura está realizando obras de melhoria na área interna e externa do estabelecimento, mas ainda há muito que se mudar.

Em quanto os outros mercados se prezam pelo valor cultural que possuem, e o exploram tornando-os centros de artesanatos popular, no mercado da Boa Vista pouca arte é vista. Um local onde já foi destinado à venda de escravos africanos que chegavam ao Brasil através de contrabando, poderia utilizar deste seu passado para atrair turistas e moradores locais.
Por Amanda Barros

3 comentários:

Unknown disse...

Talvez por isso mesmo o mercado da boa vista tem tanto da nossa cara, turistas ainda não o invadiram, para nossa alegria e tranquilidade...
maria canel

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meu Mercado favorito, quer ver mais conheça nosso grupo Amigos dos Mercados. www.amigosdosmercados.com.br