sexta-feira, 23 de novembro de 2007

História, cultura e regionalismo se encontram na Madalena

Quem visita o Mercado da Madalena pode ficar muito próximo de elementos importantes da nossa cultura popular. É só prestar atenção no Box Sertanejo, e verificar como é possível obter contato com tanta representatividade do pensamento e da produção tipicamente regionalista.

Eurides Ferraz, uma sertaneja de Serra Talhada sabe muito bem contar estas histórias de resistência da cultura nordestina no Mercado. Depois de ter sido aposentada como funcionária do antigo Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe), ela optou por passar boa parte do seu tempo convivendo com as pessoas que procuram o Mercado como uma opção de lazer, entretenimento e encontro na cultura popular. Logo na chegada no Box , pode-se ver os cordéis que retratam os casos e as situações cotidianas com a linguagem rimada e característica desta literatura. Recitais de poesia, ponto de encontro de artistas, local de divulgação de livros e da cena cultural.


Eurides sente-se por estar rodeada com a realidade da região. "Para que se tenha uma idéia, alguns livros lançados recentemente de autores locais nasceram aqui na Madalena, por exemplo, o Relicário de Felipe Jr., onde ele conta como fez diversas amizades e contatos. Como sertaneja eu sei da importância de lugares como estes". Os encontros acontecem na maioria aos sábados e não tem datas certas, apenas que os poetas estejam dispostos a se encontrar. "Chico Pedrosa, Jessier Quirino, Galego Aboiador. São artistas que sempre nos visitam e juntam muita gente".

Até na área gastronômica, o Box de Eurides tem o que contar. "Eu vendo aqui a tradicional manteiga de garrafa, mel de engenho, rapadura, doces e queijos".

E para manter a tradição do homem nordestino de ouvir a música local, nada melhor do que um velho e bom rádio. Um ABC, A voz de ouro ainda em ótimo estado de conservação e funcionando, pode ser visto no Box. "O rádio era da família e tenho um compromisso de guardá-lo".

É por exemplos assim que os Mercados Públicos podem ser considerados exemplos de cultura regional. A própria arquitetura mantida e conservada, deixa no ar um clima de popular e tradicionalista.

Por Aroldo Costa

Nenhum comentário: