terça-feira, 6 de novembro de 2007

Mercado São José, um encontro com a cultura

O Mercado de São José foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1875, e assim chamado por ter sido edificado no bairro de São José. Foi construído no mesmo local do antigo Largo da Ribeira do Peixe, onde eram comercializadas várias mercadorias. Antigamente, lá se apresentavam mágicos, acrobatas, ventríloquos, ouvia-se sons de pandeiros, zabumbas, cavaquinhos e sanfonas e havia muitos tipos populares. Infelizmente, hoje já não fazem parte do cenário local.

O centro já foi o maior mercado do Recife, abrigando cantadores, emboladores e da literatura de cordel. Hoje ele abriga 46 pavilhões, contendo 561 boxes cobertos e 80 compartimentos na sua área externa, além de 24 outros destinados a peixes, 12 a crustáceos e 80 para carnes e frutas.

O Mercado de São José é um local onde se encontra o melhor do artesanato regional, comidas típicas, folhetos de cordel, ervas medicinais, artigos para cultos afro-brasileiros, sendo também um importante centro de abastecimento do bairro de São José e um ponto de atração turística na cidade do Recife.

www.recife.pe.gov.br/pr/servicospublicos/csurb/mercadospublicos

Nenhum comentário: