sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A vida de Liêdo Maranhão




Liêdo Maranhão é cirurgia-dentista, além de pesquisador é cineasta, escritor e memorialista, rico em historias não só que ouviu do povo, mas também pessoais, passando três anos na Europa. Recebe hoje aos 82 anos o privilegio de ter em sua própria residência a criação da Casa de Memória popular, por ter ao longo de sua vida juntado todo esse material.
Sua parceria com o Espaço da Cultura Popular do Recife, surgiu por que Liêdo é um colecionador e pesquisador da cultura popular, nascido e criado no bairro de São Jose, ele vem há mais de trinta anos reunindo um significativo acervo, na tentativa de preservar e devolver ao povo segmentos importantes da memória da arte e cultura nordestina.

Espaço da Cultura Popular- Mercado São José

A parti de agora o mercado de São Jose tem um espaço voltado para a cultura popular. Em parceria com o Núcleo de Empreendimento em Ciências Tecnologia e Artes – NECTAR, a Prefeitura do Recife inaugurou o Espaço da Cultura Popular do Recife, localizado no mercado de São José.
O projeto tem o objetivo de democratizar o acesso á cultura e á arte, utilizando praticas interativas e tecnologia da informação, alem de outros recursos e suportes de informação, originado dos acervos de cultura popular.
Nesse primeiro ano do Espaço da Cultura do Recife a NECTAR realiza uma programação da cultural. Serão realizadas quatro exposições interativas que terão as seguintes temáticas: Liêdo maranhão: O escriba dos excluídos; Medicina Popular; culinária Brasileira e Nordestina; Mercado de São José: patrimônio vivo da cultura nordestina.

Programação das Exposições.

03/10/2007 a 31/12/2007 “Liêdo Maranhão: O escriba dos excluídos”
07/01/2008 a 31/03/2008 “Medicina Popular”
07/04/2008 a 30/06/2008 “Culinária Brasileira e Nordestina”
07/07/2008 a 30/09/2008 “Mercado de São José: Patrimônio vivo da cultura nordestina”